Fundac

Fundação de Educação, Artes e Cultura

Missão:

Promover a educação e a cultura, para desenvolver o ensino em seus diversos graus e níveis, nos vários ramos do saber humano.

 

Visão:

Posicionar a Fundação novamente como referência de educação e ações culturais de qualidade no Estado de Minas Gerais, expandindo para todo o território brasileiro.

 

Negócio:

Fomentar a educação, investindo e divulgando a cultura, a ciência e a tecnologia.

 

Histórico:

Fundação de Educação, Artes e Cultura – FUNDAC é a nova denominação da Fundação Cultural de Belo Horizonte (Fundac-BH).

Criada na década de 1960, por 30 professores idealistas, liderados pelo inesquecível professor de Matemática, Mário de Oliveira, anteciparam à revolução estudantil do ano de 1968, que exigia a democratização do ensino na França, criando em Belo Horizonte a primeira escola superior noturna com os cursos de Pedagogia, Letras, Matemática e História.

Quando os franceses criaram a Universidade de Nanterre, nos arredores de Paris, nós já tínhamos aqui, funcionando no bairro boêmio da Lagoinha, uma escola que dava a oportunidade, àqueles que trabalhavam durante o dia, de conseguirem um diploma de nível superior.

Milhares de jovens e adultos, de todas as classes sociais, passaram por nossa escola que, aos poucos, foi criando diversos cursos e transformando-se em Centro Universitário.

Por 45 anos, até fevereiro de 2009, fomos mantenedores do Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH), melhor centro Universitário de Belo Horizonte e escola referência em Minas Gerais, com 43 cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento, sendo a única escola particular de Minas Gerais que teve seu curso de Medicina aprovado pelo governo federal.

Durante este tempo, geramos milhares empregos diretos e indiretos, com professores doutores, mestres ou licenciados além de uma excelente equipe de colaboradores para serviços técnicos, administrativos e de manutenção.

Após a transferência do Centro Universitário para outro mantenedor, estamos reformulando, buscando novos empreendimentos e parcerias e construindo uma administração ágil e moderna.

Nossa Fundação é uma entidade filantrópica, de direito privado, que não remunera seus diretores, não distribui lucros e reaplica todo o se superávit em atividades previstas no seu estatuto.