No último dia 07/12/2017 foi realizada uma confraternização de final de ano dos funcionários, diretores e conselheiros da Fundac. O evento contou com a apresentação da Orquestra Jovem de Ouro Preto, do Grupo de Flautas da Escola de Música Padre Simões, de um Grupo Musical do Colégio Educare, de vídeos institucionais e com a fala do professor Francisco José Fogaça, presidente da Instituição. A cantora Elzilaine Vilaça comandou a apresentação da música “Novo Tempo” de Ivan Lins que contou com a participação de todos no palco do Teatro da Fundac. A seguir foi realizada uma happy hour na Galeria de Arte da Fundac.

Ao dar vida a este grande ideal, os trinta professores que criaram a antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Belo Horizonte (FAFI-BH) não podiam mensurar quão grandioso seria este projeto. Mas acreditavam nele. Tinham fé no desenvolvimento de um trabalho sério e dedicado à educação, arte e cultura.

Longo foi o caminho que percorremos até aqui. Um caminho marcado pelo trabalho, pela luta, por inúmeras conquistas e grandes vitórias. Trajetória de pessoas que batalharam por um ideal, que sabiam onde queriam chegar, mas não ignoravam que a felicidade maior estava no percurso, em como conduzir cada dia dessa longa jornada.

Hoje, para nós, é um dia mais que especial, em que voltamos os olhos para o passado e percebemos o quanto podemos nos orgulhar… Enxergamos uma imensa estrada, cujo início nossas vistas já nem mais alcançam… E pensar que viemos de lá, do “comecinho” dessa estrada…

Trilhando estes caminhos, fomos deixando nossos passos registrados no chão, nossas marcas, que se transformaram em história, “a nossa história”…

E a cada passo fomos percebendo que a estrada já não era tão instável… e continuamos… Ainda que tenhamos deparado com diversos obstáculos, prosseguimos, fomos em frente… E a cada trecho percorrido nos tornávamos ainda mais motivados e cheios de energia para seguir, sempre…

Aqui chegamos. Traçamos nosso destino, construímos nossos sonhos, “realizamos”. “Do alicerce edificamos sólidas construções”. Hoje temos um nome, consistência, solidez, e o que é mais importante: experiência, conhecimento e competência para poder, com segurança, sustentar a nossa tradição.

Imaginemos novamente aquele “comecinho” da estrada de chão, imaginemos as pegadas deixadas no caminho – as marcas. Marcas que hoje se transformam em “NOVOS TEMPOS”.

Por tudo isso, temos tantos motivos para comemorar.

Mais de cinquenta anos de história.

Mas para nós, a história apenas continua.